RB informática

RB informática

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um algoritmo de computador pode dizer se você está bêbado

Cientistas foram capazes de ensinar um computador, a saber, se uma pessoa está bêbada. Além do desenvolvimento de um algoritmo de análise, os cientistas precisam também de uma câmera com infravermelho para o trabalho.

A técnica usa uma análise de áreas quentes do rosto para essa dedução. Bebidas alcoólicas causam dilatação e relaxamento nos vasos sanguíneos do corpo.

Essa dilatação faz com que os vasos fiquem mais próximos da pele, em comparação a uma situação normal. Isso causa uma mudança leve na coloração da pele (a depender da capacidade do organismo de metabolizar o álcool), além de deixa-la mais quente.

O algoritmo foi desenvolvido por pesquisadores gregos e testado em 41 voluntários. Um computador analisou o rosto deles antes e depois do consumo de quatro taças de vinho.

Uma rede neural artificial, então, comparou as duas imagens. A análise foi feita pixel a pixel. A conclusão à qual os pesquisadores chegaram é que o melhor indicador para essa comparação são a testa e o nariz.

Usando essa informação, os pesquisadores criaram então o algoritmo. Ele teve uma taxa de acerto de 90%. Ele funcionou mesmo ao observar pessoas que não tinham uma imagem anterior ao consumo do álcool.

De acordo com os pesquisadores, essa tecnologia poderia ajudar a polícia. Outra possibilidade é de instalação em automóveis para que o carro impeça pessoas bêbadas de dirigir.