RB informática

RB informática

segunda-feira, 23 de março de 2015

Pesquisa: 59,7% dos brasileiros são a favor do impeachment de Dilma



O levantamento foi divulgado na tarde desta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Transportes
Além de demonstrar que a presidente Dilma Rousseff(PT) tem problemas de avaliação, tanto de seu desempenho no governo, quanto de sua postura pessoal, a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte – feita pelo instituto MDA -, ainda indicou outros percalços para a petista lidar. Além de mostrar que 64,8% dos entrevistados avaliam negativamente a gestão dela – 10,8% classificaram como bom o desempenho do Palácio do Planalto -, o levantamento ainda mostrou que 59,7% dos brasileiros são a favor do impeachment.

Há duas semanas milhares de pessoas foram às ruas em varias cidades do país para protestar contra a presidente e pedir sua saída. Em Belo Horizonte, cerca de 24 mil pessoas se juntaram na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital. Com faixas e cartazes eles pediam o impeachment de Dilma.

Os números do levantamento apontam, ainda, que 66,9% não acreditam na eficácia das medidas do governo contra a crise econômica e se mostram descrentes na política e nos políticos. Entre os brasileiros ouvidos no estudo, 90,1% dos que acompanham as denúncias de corrupção na Petrobras acreditam que os nomes citados na lista enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) estão envolvidos no esquema criminoso.

Quando questionados sobre a avaliação pessoal da presidente Dilma Rpusseff o quadro apresentado também mostra descontentamento com a petista. Ao todo 77,7% desaprovam a postura da presidente e 18,9% aprovam.

Sobre o desempenho no segundo mandato, 7,5% avaliam como positivo e 72,2% classificam como negativo. Ao comparar o início deste período de governo, em relação ao anterior, 75,4% concluíram que está pior e 16,4% que está a mesma coisa. Para 2,8% está melhor e 40,4% não souberam.

Para outros 81%, a presidente Dilma não está cumprindo com o que prometeu nesses meses iniciais. 12,9% consideram que a petista está cunprindo parcialmente e apenas 4,7% que ele está seguindo o que prometeu.


A 127ª Pesquisa CNT/MDA abordou também a expectativa da população sobre emprego, renda, saúde, educação e segurança pública. Os entrevistados foram questionados sobre as denúncias na Petrobras, situação econômica e política do país, custo de vida, protestos do dia 15, entre outros assuntos. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões, entre os dias 16 e 19 de março de 2015.