RB informática

RB informática

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Rio de Janeiro



No local, funcionam cerca de 300 lojas. Não havia ninguém no local em decorrência do feriado de carnaval
Por volta das 13h, um incêndio foi registrado no Shopping Nova América, no Bairro DelCastilho, Zona Norte do Rio de Janeiro. De longe era possível avistar grandes labaredas e uma fumaça preta. De acordo com as primeiras informações, o fogo teria começado no depósito do centro de compras. 

O Corpo de Bombeiros está no local, tentando apagar as chamas por meio de um caminhão-pipa. O fogo no lado direito do prédio foi debelado, mas no lado oposto há muitos focos de incêndio.

No shopping, inaugurado em 1995, e que concentra em média 300 lojas, há caixas, computadores, fiação e uma grande quantidade de plástico e roupas, o que permite que o fogo se alastre com facilidade. A cobertura do shopping foi totalmente danificada e a parte interna parcialmente.

A polícia ainda não interditou a Estação de Metrô DelCastilho, próxima ao local. A linha amarela está sendo interditada neste momento. As vias no entorno do shopping estão todas fechadas. Segundo a assessoria de imprensa do shopping, não há ninguém no local, em decorrência do feriado de carnaval.

No Shopping Nova América funcionava antigamente uma fábrica têxtil.
A operação mobiliza quatro quartéis do Corpo de Bombeiros da região. De acordo com o Metrô Rio, a estação Del Castilho, que fica ao lado do shopping, está aberta.

O engenheiro elétrico e diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio, Luiz Antônio Cosenza, afirmou que é preciso analisar o funcionamento dos sprinklers (mecanismos de combate a incêndio fixados na parede) e dos procedimentos da brigada de incêndio do shopping. "Eu estranhei na hora que eu vi (o incêndio), porque normalmente o shopping tem brigada de incêndio 24 horas. Ao menor indício de ocorrência, eles são os primeiros a chegar, antes dos bombeiros", afirmou.

O especialista afirma que toda a estrutura do prédio, devido à proporção das chamas, já está comprometida. "O shopping tem que ser revisto em toda a sua parte estrutural", declarou Cosenza. "Na hora que você tem um incêndio dessa proporção, mesmo a parte que não foi atingida está prejudicada pelas altas temperaturas."


Segundo Cosenza, a estratégia do corpo de bombeiros foi de cercar o prédio e isolá-lo. Com isso, ele acredita que as chamas não vão comprometer a estrutura de construções vizinhas. Para o engenheiro elétrico, um curto circuito ou um vazamento de gás em uma das lojas pode ter causado o incêndio.