RB informática

RB informática

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Polícia Federal cumpre dois mandados de busca na capital mineira


Adicionar legenda


Na sétima fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta sexta-feira (14), a Polícia Federal cumpre dois mandados de busca na capital mineira. Foram expedidos, ao todo, nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, 85 mandados judiciais: seis de prisão preventiva e 21 de prisão temporária, nove condução coercitiva e 49 de busca e apreensão. Foi decretado o bloqueio de aproximadamente R$ 720 milhões em bens pertencentes a 36 investigados.

Entre os mandados de busca, 11 estão sendo cumpridos em grandes empresas. Foi autorizado também o bloqueio integral de valores pertencentes a três empresas referentes a um dos operadores do esquema criminoso.

De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, formação de cartel, corrupção, fraude à Lei de Licitações e lavagem de dinheiro.

A operação que investiga organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em grandes quantias conta com o trabalho de 300 policiais federais, com apoio de 50 servidores da Receita Federal.

Entenda o caso

A Operação Lava Jato foi deflagrada no dia 17 de março deste ano com o objetivo de desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro e a prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Os grupos investigados registraram, segundo dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), operações financeiras atípicas num montante que supera os 10 bilhões de reais.