RB informática

RB informática

sábado, 30 de agosto de 2014

Nobres e Ilustres da História de Itinga

Dr Trajano
Advogado e Professor é maior colecionador de Saxofone do Vale do Jequitinhonha
O Dr. Trajano Serafim de Oliveira, nasceu em Itinga no médio Jequitinhonha em 30 de novembro de 1931, cidade que teve sua historia iniciada no Império da Coroa Vermelha (Portugal), pelo solo extrema rico em minérios preciosos.
Bandeirantes estiveram suas explorações acirradas em todo vale, gerando histórias fantásticas, com a participação inicial dos primitivos botocudos da tribo Tupi-Guarani.
Trajano passou sua infância em Itinga, seguindo para a capital mineira em 1948 (com 17 anos), onde começou sua carreira. Quando ainda em Itinga, estudou o primário e o ensino médio, quando aprendeu o trabalho de atendente de farmácia, lidando com remédios e receita adquiriu uma habilidade notória em aplicação de injeções.

Chegada em Belo Horizonte

 Com sua proposta de continuar os estudos, no mear de 1948, Trajano matriculou-se na Brigada da Cavalaria da Policia Militar, quando iniciou a formação de recruta na função de enfermeiro, o que durou pouco em razão da antipatia de um sargento militar à sua pessoa, esta perseguição gerou sua transferência para o serviço braçal (sapa), que levou Trajano a desistir da continuação, tendo em vista que sua vontade seria em ser músico na Banda da Polícia Militar que estava sendo criada, pelo Coronel Egídio de Abreu.
Já fora do quadro da Policia Militar, Trajano retornou ao seio familiar, residindo na casa de sua tia, onde doravante apenas estudava.
Este homem de estatura média pequena era fascinado por musica, mas as dificuldades da época mudaram seu caminho levando a fazer outros cursos, até formar em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Foram vários cursos concluídos, até que fez sua inscrição no Tribunal da Justiça Militar, onde aposentou. Percorreu vários trajetos em sua vida profissional, chegando até Assessor Jurídico da Prefeitura de Itinga.

A maior parte de sua vida foi vivida em Juiz de Fora, onde iniciou sua vida musical, com mais intensidade, embora com grande conhecimento e intimidade com as notas musicais e seus valores, Trajano passou a conhecer instrumentos musicais e adquiri-los. Neste período fazia suas transposições de músicas (treinar num instrumento como, por exemplo, Bandolim e transformar a musica para saxofone), isto por residir em apartamento e o som incomodar a viziança pelas madrugadas à dentro. O tempo foi passando e o mineiro de Itinga, cada vez mais apaixonava pela musica e seus instrumentos, porém sua ligação com os instrumentos de sopro era qualquer coisa fora do normal. Trajano criou então sua instrumentoteca, fazendo aquisição de tipos de Sax diferentes. Já Aposentado teria tempo suficiente para dedicar ao seu maior sonho que não passava da Musicalidade.
E assim retornou à Itinga, onde passou a conviver juntamente com sua companheira Débora e seus instrumentos, agora tornando uma coleção. Possui acima de 23 Saxofone, sendo a maioria novos e de valores altos, vários clarinetes, sanfonas, violão, bandolins. Sua coletânea, é sem dúvida a maior de todo Vale do Jequitinhonha, e talvez do Brasil.
O jornal Coruja do Vale, esta fazendo a enquete deste patrimônio, para a certeza do volume da posse de instrumentos deste Dr. Músico, na intenção de confirmar se chega ao patamar do Guinness Book.
Na próxima reportagem, traremos os cursos e diplomas do Dr. Trajano, mostrando que o Vale do Jequitinhonha é literalmente rico, não só do solo e paisagens bonitas, mas pessoas e gênios onde podemos afirmar que este território, nunca deve ser visto ou considerado como Áfica mineira e sim a Grécia de Minas.