A maioria
dos provedores de Internet no interior do estado, da região da Capital para o
norte e nordeste de Minas Gerais, lavram contratos constando uma velocidade de
acesso, mas o contratante não recebe literalmente o que comprou.
Por exemplo,
no contrato de 1 ou 2 megas, o cliente não recebe a frequência exata e sim a
metade aproximadamente e que oscila constantemente. Mesmo percebendo ou usando
os medidores oferecidos pela própria internet (gratuitamente), a justificativa
dos provedores, é que os medidores não são precisos. E isto fica por isso
mesmo, pois não há técnicos na região que pode comprovar isto. Portanto os
prestadores deste serviço usam e abusam dos clientes, porque na realidade
precisam de muitos para se manter e com certeza sem infra estrutura.
O processo
para esta solução seria fazer contanto ou denuncia para ANATEL em seu PORTAL, o
que torna difícil, sem o numero do protocolo da prestadora de serviço, que,
aliás, nem fornecem.
O circulo
vicioso, é formado pelo sistema integrado às famílias (que geralmente o
provedor já muito conhecido ou parente). Mas é preciso entender que tendo ou
não algum grau de parentesco, o prestador ou prestadora (firma) foi contratado,
cobra pelo serviço e se há atraso nos pagamentos existe o corte dentro do prazo
de tolerância determinado. Portanto o deve-se ler o contrato antes de ser
assinado, para ter conhecimento dos valores, direitos e deveres.
Veja a
baixo, informações sobre a ANATEL, órgão do governo com a competência e
responsabilidade no que diz respeito à Internet também.
ANATEL
A Anatel
disponibiliza diversos meios para os consumidores e a sociedade em geral
registrarem reclamações sobre os serviços das empresas, propor sugestões, tecer
críticas ou elogios sobre o Portal e sobre a atuação da Anatel e ainda
registrar denúncias quanto à certificação/homologação de equipamentos, outorga,
interferência, rádio pirata/clandestina, captação de sinais via satélite e
outros.
Antes de
registrar sua reclamação junto à ANATEL, entre em contato com sua prestadora para
posicionamento desta e solicite o número do protocolo de atendimento -
fundamental para o acompanhamento do seu pedido - e aguarde o prazo fornecido
para a solução do problema. Após este
prazo, se seu problema não for resolvido, entre em contato com a Anatel
informando o número do protocolo de sua reclamação junto a sua prestadora.
Telefone
A central de
atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h
às 20h.
Ligue 1331
para registrar reclamações sobre os serviços das empresas, sugestões, pedidos
de informações ou denúncias.
Pessoas com
deficiências auditivas, ligue 1332 de qualquer telefone adaptado.
Atendimento
pessoal
Em cada
capital brasileira funciona uma Sala do Cidadão, espaço que tem como objetivo
tornar mais interativo o relacionamento da Anatel com a sociedade, oferecendo
facilidades para que o cidadão obtenha informações e documentos, registre
reclamações, dê entrada em documentos e/ou acompanhe o andamento de processos
protocolados na Agência.
Cada Sala
conta com estrutura de atendimento para prestar informações, esclarecer dúvidas
e ajudar os interessados na busca online de informações sobre o setor de
telecomunicações. Conheça os endereços e os telefones de contato da sede da
Agência e de suas representações estaduais.