RB informática

RB informática

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mais da metade dos estupros em Minas é praticada contra menores de 14 anos


Mais da metade dos estupros ocorridos em Minas é praticada contra menores de 14 anos. Na ponta do lápis, 562 crianças/adolescentes desta faixa etária foram abusados entre janeiro e março deste ano – média de 6 ataques por dia. O número representa 60% dos 923 abusos cometidos no Estado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Houve queda em oito dos nove crimes classificados como violentos na comparação do primeiro trimestre de 2015 em relação a igual período do ano passado. A exceção é para os assaltos. Em 90 dias foram mais de 25 mil roubos. O salto nessas ocorrências elevou em 6,9% o total de crimes violentos em três meses.

Desde 2009, a legislação classifica como estupro de vulnerável não só a relação sexual forçada como qualquer ato libidinoso a menores de 14 anos ou contra pessoas que, por enfermidade ou deficiência mental, não têm discernimento para compreender a prática.

Apesar da tipificação penal, o crime foi ignorado pela Seds nos últimos anos. Está é a primeira vez que o dado foi apresentado, apesar de ser mensurado desde 2012. Em nota, a secretaria admitiu que “sonegava-se à população, sistematicamente, a estatística, que nem sequer era incluída na soma geral. Assim, quase 7 mil estupros ficaram de fora das estatísticas de 2012 para cá”.

Alerta

Integrante da Pastoral do Menor Nacional, a pedagoga Marilene Cruz considera “assustadora” a situação apresentada. Segundo ela, o boletim escancara falhas nas políticas públicas para a prevenção e o acolhimento desses jovens. Além disso, reforça, são necessárias novas análises.

“É preciso, imediatamente, conhecer o perfil dessas vítimas. Onde estão, quais as classes sociais, se os crimes foram cometidos dentro do laço familiar, dentre outras questões”. As referências serão o ponto de partida para enfrentar o problema. “As medidas a serem adotadas demandam integração de ações e atores, principalmente os órgãos públicos das três esferas”.

Pouco transparente

Mantido em sigilo desde dezembro do ano passado, o balanço da criminalidade divulgado apresenta falhas e é pouco transparente, de acordo com especialistas em segurança pública. Para Frederico Marinho, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, o período de três meses é muito curto para se obter tamanha redução, o que sugere que os dados sejam analisados com mais cautela.

“Não ocorreram grandes investimentos ou soluções inovadoras no combate ao crime. A confiabilidade e a concepção dos números não podem ser ignoradas”, afirma o especialista. Conforme Marinho, a série histórica de crescimentos dos últimos anos deixa claro que reduções só seriam alcançadas após amplas e específicas políticas públicas. “Quais trabalhos foram realizados? Como? Houve algum sub-registro? Ou seja, faltam informações e as respostas não foram apresentadas”.

“Nos bastidores fala-se sobre uma grande cobrança aos trabalhos exercidos pelas polícias. Mas, quedas expressivas como essa, em apenas um trimestre, precisam ser melhor explicadas”, completa o ex-delegado Islande Batista, que já chefiou o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio.
Governo atual garante investimento; gestão anterior questiona

A Seds se limitou a encaminhar os dados e apresentar breves análises feitas pelo secretário da pasta, Bernardo Santana, que não concedeu entrevista.

Para ele, as estatísticas “sinalizam uma resposta positiva à política do governo atual para a segurança”. Além disso, o Executivo estaria investindo na recomposição dos efetivos das polícias Militar e Civil e em tecnologia e inteligência.

O PSDB divulgou nota e afirma que o atual governo não explica o que tem feito para reduzir a criminalidade nem “quais ações efetivas já tomou para controle dos indicadores de violência em Minas”.

O partido diz que o Estado tem o 4º menor índice de homicídios do país, bem como o 3º menor de latrocínios e de crimes violentos em decorrência das ações anteriores. Os dados são do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Ainda conforme a nota, “a qualidade da segurança em Minas nos governos do PSDB e a seriedade das estatísticas apresentadas são reconhecidas pelo Ministério da Justiça do governo federal”.


Dados completos da criminalidade em Minas, por municípios, podem ser acessados no numeros.mg.gov.br.