Pesquisa destaca as 10 marcas mais prestigiadas em Minas e reforça a
importância da reputação para as empresas de vários setores
O jornal Estado de Minas apresenta aos leitores o ranking das Marcas
Mais Prestigiadas em Minas em 2014/2015.
Na edição que comemora os cinco anos da pesquisa, que teve sua séria
histórica iniciada em 2010, a Nestlé, empresa que há 94 anos iniciou suas
operações no Brasil, dona de marcas experimentadas por gerações, como o leite
condensado Moça, o leite Ninho e o chocolate Suflair, é a grande campeã,
levando a medalha de ouro no ranking geral do prestígio e da reputação em
Minas.
A Nestlé trocou de posição com a Vale, que, no ano passado, obteve o
primeiro lugar. A mineradora segue firme no pódio, brilhando na terceira
posição.
A medalha de prata, desta vez, ficou com o Banco do Brasil, que
recuperou sua colocação de 2012, dando um salto surpreendente, já que no ano
passado o BB havia ficado com a sétima posição. Agora, o banco recebe uma
reluzente medalha de prata no ranking geral das instituições mais prestigiadas
pelos mineiros.
No pódio das 10 Marcas Mais Prestigiadas com sede em Minas, está a montadora
Fiat, que levou a medalha de ouro.
Com o resultado de fôlego, a
Fiat se coloca como a grande vencedora dos últimos cinco anos, assegurando o
primeiro lugar na pesquisa desde 2010, quando teve início a série histórica do
estudo, realizado e publicado pelo EM, em parceria com o Grupo Troiano de
Branding e a Ideia Comunicação Empresarial. Instalada em Betim, na Grande BH,
desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por
ano.
Ao lado da Fiat, no mesmo pódio das 10 mais prestigiadas com sede em
Minas, está a Cemig, que recuperou a medalha de prata que havia conquistado em
2012. Já a PUC Minas mostra vigor surpreendente. Em 2012, a instituição havia
ocupado a 10ª colocação no ranking, e agora, em 2014/2015, foi reconhecida pela
opinião pública como a terceira marca mais prestigiada do estado, arrebatando
uma importante medalha de bronze.
“Os rankings dos últimos três anos mostram que há marcas de
implantação nacional, não necessariamente com origem em Minas, que têm um
excelente reconhecimento no nosso estado. Por outro lado, os rankings desses
cinco anos demonstram que Minas Gerais possui marcas com origem no estado que
têm força para disputar espaço com marcas nacionais e até globais”, observa
Levi Carneiro, sócio-diretor da Ideia Comunicação Empresarial.
Com investimentos previstos em R$ 200 milhões, a sexta unidade da
Nestlé em Minas entra em operação no quarto trimestre do ano, em Montes Claros,
no Norte do estado. Segundo a companhia, a admiração dos consumidores traz para
o dia a dia da empresa uma grande vantagem competitiva e, também,
responsabilidade. Para manter uma relação de sucesso com o público, a empresa
avalia que deve estar preparada para prever as necessidades do consumidor e
surpreendê-lo com inovações, ao mesmo tempo em que precisa continuar a
desenvolver suas atividades de forma consistente com os valores que construíram
a relação.
“A Nestlé se orgulha por estar presente no coração dos brasileiros.
Prêmios como o Marcas Mais Prestigiadas em Minas refletem que, além de uma
relação de confiança, a Nestlé construiu com seus consumidores um laço de afeto
e carinho, por meio de marcas que fazem parte da sua vida. O objetivo da Nestlé
é oferecer nutrição, saúde e bem-estar em todas as fases da vida, e esse tipo de
reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, diz a companhia em
nota ao Estado de Minas.
Com uma longevidade invejável, alcançada por poucas empresas no mundo,
o Banco do Brasil completou 206 anos de atuação em outubro do ano passado. O
BB, medalha de prata no ranking geral, está presente em 99,8% dos municípios
brasileiros e, assim, está no alvo da opinião pública, que testa seus produtos
e serviços. Para o superintendente estadual do banco em Minas, Otaviano Amantéa
de Souza Campos, a reputação é um ativo que tem a ver com a vida da
instituição.
“Um banco vive de sua reputação.” Para o executivo, a relação
existente entre o BB e seu público é, primordialmente, de confiança. “O banco
vive a realidade de que a percepção é mais real do que o fato”, observa.
Segundo Otaviano Amantéa, os desafios para manter esse ativo têm a ver com a
relação existente entre a promessa e a entrega efetiva. “Essa última representa
a confirmação ou não da credibilidade da relação”, descreve.
A Cemig, medalha de prata no ranking, também se destaca nos cinco anos
da pesquisa. A empresa mostra prestígio entre os mais jovens, as 10 com melhor
reputação para a população até 34 anos com renda de até quatro salários
mínimos.
Fundada em 1952, hoje a
Companhia Energética de Minas Gerais é uma holding composta de 206 empresas e
com participações em consórcios e fundo de participações, além de possuir
ativos e negócios em 22 estados brasileiros, no Distrito Federal e também no
Chile.
Atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização
de energia elétrica, e ainda na distribuição de gás natural, por meio da
Gasmig, em telecomunicações, por meio da Cemig Telecom, e no uso eficiente de
energia, por meio da Efficientia. O diretor de Relações Institucionais e Comunicação
da concessionária, Luiz Fernando Rolla, observa que reputação é uma percepção
construída a longo prazo, com base na experiência das pessoas e do consumidor
com a marca.
“A força da nossa reputação impulsiona os negócios, dá força para nos
mantermos como a maior empresa integrada do setor elétrico do país e reforça a
solidez da Cemig no mercado”, afirma.
VIGOR NA SUBIDA
Rompendo a barreira do meio século, a PUC Minas, que surpreende a cada
ano com ganho de posições no ranking, completa 56 anos. A universidade é
reconhecida pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, como a
maior universidade católica do mundo, abrigando mais de 55 mil alunos em seus
cursos de graduação, pós-graduação e de extensão.
Patrícia Bernardes, vice-reitora da PUC Minas, acredita que o
resultado alcançado na pesquisa Marcas Mais Prestigiadas de Minas reflete o
cuidado da instituição com sua reputação. “Esse é um dos ativos mais
importantes de uma instituição de ensino superior e, na PUC Minas, ele vem
sendo construído a partir do compromisso da instituição com a educação de
qualidade, com a cidadania e a responsabilidade social.”