RB informática

RB informática

terça-feira, 12 de maio de 2015

Vice Prefeito de Padre Paraiso (afastado), tem crise de nervo pelo caso Lucas
















 História na íntegra

O Vereador Ivan Miranda, da cidade de Padre Paraiso (Vale do Jequitinhonha extrema com Vale do Mucuri), que dista de Teófilo Otoni 100 km, de Ponto dos Volantes 42 km, de Caraí 58 km, indignado pelo descaso da Secretaria de Saúde de sua cidade, com relação ao atendimento e assistência à pacientes da sede e zona rural principalmente (precariedade de deslocamentos), resolveu tomar a frente do caso de um adolescente de 14 anos, que tem a boca em estado calamitoso, por inflamação sem a mínima condição de alimentação, além das dores permanentes.

Decisão

Decidido solucionar o caso definitivamente, fez contato com Metzker (diretor do Coruja do Vale, informativo regional), cogitando as possibilidades de apoio ao caso do garoto que descreveremos abaixo.

A resposta do diretor foi imediata que positivamente o atenderia sem restrição. Foi então agendada uma visita, ao local da residência dos familiares do menor.

Histórico

Pelo horário da visita (de manhã), o menor não se encontrava na escola, pois havia chovido muito, e ainda sob a neblina, o vereador sugeriu que corressem o risco de chegar até a casa do Tião Marinho (assim conhecido, localizada entre 8 e 10 km adiante), o risco previsto, porque o estado da estrada era péssimo além de estreita sem a possibilidade de dois carros ao mesmo tempo em direções oposta, além das subidas íngremes e com solo escorregadios.
Em acordo, deu inicio a viagem, ao chegar e visto o garoto, o susto foi grande, pois o estado do menino era horrível (exibido em foto da reportagem anterior).

O porquê do estado deprimente

Segundo Tião Marinho, avô do adolescente (responsável), este menino não nasceu muito sadio, mas a todo custo e dentro de sua situação, conseguiu chegar a esta idade e até estudando.

No seu desenvolvimento, alimentação fraca, o garoto adquiriu cáries com determinada anomalia, provocando a perca do esmalte dentário, criando ferimentos e inflamações no colo dos dentes incisivos (dois da frente), causando inchaço e ferimentos com infecções visíveis.
Com a intensidade da infecção, veio a impossibilidade alimentar, além da intolerância de dores constantes.

O avô buscou soluções, levando o garoto a postos médicos, em primeiro lugar na Cidade em que sua residência rural pertence, Ponto dos Volantes. Porém na cidade - explica Tião, foi mal tratado e mal atendido. Retirando do local aborrecido pelo fato do não atendimento real.
Retornando tempos depois (mês), na tentativa de dar certo o cuidado médico.

 Mas afirma - O avô, que foi maior sua decepção, sendo acusado de não ter deixado no posto os documentos exigidos para o atendimento.

O Velho mais aborrecido ainda deixou o posto, sem a mínima intenção de voltar, buscando desta vez alternativa, que foi o encontro com o Vereador em questão. Depois de ter tentado com iniciativa própria ser atendido pela Secretaria de Saúde de Padre Paraiso, na confiança de que o Secretária não negaria o atendimento, já que este quando prefeito o atendera varias vezes, mas enganou, não foi atendido, sendo informado que o menino deveria passar por um especialista e a prefeitura não tinha condições de tal.


Providências

Por estas consequências, o garoto só piorava, e o vereador agora apoiado pelo Coruja do Vale e Lente do Vale (o primeiro com publicações e visitas o segundo transcrevendo as matérias), tentou também o atendimento pela prefeitura de Padre Paraiso, mas como não faz parte do grupo da administração, tudo lhe negado.

Sem desistir, já pensava em procurar algum deputado do seu partido, para viabilizar o atendimento ao garoto. Mas desacreditando, veio novamente ao Coruja do Vale, que por sua vez resolveu tomar a frente das buscas de soluções, fez contato com outro vereador (prefere omitir o nome) e ao vice prefeito, os dois se prontificaram. Porém o Vice Prefeito “Nêgo”, vendo a foto do menino, entrou em pane nervosa e disse “isso não pode ficar assim” vamos tomar as providencias no que precisar. Neste mesmo caso e hora, o Coruja do Vale informou a outro cidadão e empresário que também disse pode contar comigo (não que ser identificado).

Resultado do ato

O Garoto será conduzido à Teófilo Otoni amanhã dia 12/05, para a consulta e internamento do tratamento necessário, inclusive cirurgia, sem contar qualquer ajuda ou auxilio das prefeituras ditas acima.

O acompanhamento será pelo Coruja do Vale, o Vereador Ivan Miranda e o Avô responsável.
Lembrando que SUS, é SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.