RB informática

RB informática

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Universitários reclamam erros na inscrição do FIES







Alanna Barros, estudante de Ananindeua (PA), não conseguiu efetuar o seu cadastro para pedir o financiamento de 100% da mensalidade do curso de enfermagem da Universidade da Amazônia (Unama). "Na hora que eu tinha de preencher o número de celular dá erro e não consigo mais prosseguir", disse Alanna.

A jovem pagou a matrícula na faculdade e recebeu da instituição um prazo de 45 dias para se inscrever no programa e levar para depois levar os documentos do Fies para a faculdade. A mensalidade do curso de Alanna é de R$ 1 mil.

Najara Rodrigues, de 23 anos, de São Paulo, também não conseguiu fazer a sua inscrição no Fies. A caloura de odontologia da Universidade Anhanguera também pleiteia um financiamento de 100% da mensalidade de R$ 1,1 mil. "Toda vez que é para finalizar o cadastro dá erro na página", afirma.

Procuradas pelo G1, as assessorias de imprensa do FNDE e do MEC afirmaram que o site encontra instabilidade por causa do grande número de acesso e reforçaram que o aluno tem até o dia 30 de abril para fazer a sua inscrição no Fies. Casos mais pontuais podem ser solicitados no telefone 0800-616161.
Utilização acima da meta

A taxa de utilização do Fies em 2014 ficou em 39,27%, muito acima da meta que havia sido estipulada pelo governo federal em seu painel de gestão para o ano, que era de 15%. É o que aponta o relatório publicado nesta terça-feira (24) no "Diário Oficial da União" pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em portaria de 2013, o Ministério da Educação esclareceu que a taxa de utilização do Fiesx mede a quantidade de contratos em utilização do programa sobre o número de matrículas em instituições do ensino superior privadas.

O governo federal divulgou neste ano uma série de novas regras para a concessão do financiamento estudantil, como nota mínima no Enem e impossibilidade de zerar a redação, em meio a esforços adotados em diversas frentes para arrumar as contas públicas.

Na segunda-feira (24), o site para inscrições no Fies foi reaberto e passou por períodos de instabilidade devido à alta demanda. As inscrições para o programa poderão ser feitas até 30 de abril.

Associações de empresas do setor esperam pedidos de cerca de 500 mil estudantes no primeiro semestre deste ano. Em 2014, o desembolso do Fies chegou a quase 14 bilhões de reais para 1,9 milhão de estudantes, segundo dados do FNDE.

Para as mensalidades de faculdades que podem participar do Fies, o Ministério da Educação (MEC) determinou reajuste máximo de 6,4%, correspondente à inflação medida pelo IPCA no ano passado.

Já para o cronograma de pagamentos às instituições, o MEC delimitou na segunda-feira que a diminuição do repasse para 8 meses por ano ante 12 meses anteriormente valerá.