RB informática

RB informática

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Chuva em Araçuaí deixa moradores em situação difícil







A falta de planejamento e obras de infraestrutura são apontados como causas dos transtornos vividos pelos moradores.

Na rua Uberaba, na região central da cidade, a enxurrada derrubou o muro de duas casas. A força da água que atingiu a casa do aposentado José Francisco dos Santos, 79 anos, provocou o rompimento de um muro que separa a casa dele de um terreno. “Ouvi o estrondo e a porta arrebentou trazendo para dentro de casa água suja e muita lama.” relata.

Vizinhos e um grupo de funcionários da prefeitura, ajudam na limpeza. Ergueram móveis e utensílios domésticos. Pouca coisa restou. O vizinho dele, Adail de Sousa, 44 anos, também perdeu tudo.

Conjunto Morada Feliz alagado

O ponto mais crítico foi no Conjunto Habitacional Morada Feliz, no bairro Nova Esperança. O conjunto, entregue pela Cohab e prefeitura no último dia 7 de novembro, apresenta uma série de problemas de infraestrutura. Goteiras, torneiras que não funcionam, portas empenadas,vazamentos nas caixas d’água, além dos transtornos provocados pela falta de calçamento, galeria pluvial e desnível da rua.
Na madrugada desta quinta-feira, cerca de 20 famílias tiveram suas moradias invadidas pela enxurrada. Os moradores estão revoltados. “Parecia um rio”, descreveu Maria de Lourdes Ribeiro, moradora da rua F. “Ninguém dormiu durante a madrugada. A água invadiu as casas e destruiu o pouco que temos”, lamentou Walter Gomes Nascimento, 43 anos. Ele perdeu móveis, colchões, roupas de cama e eletrodomésticos.

As casas ficam em um terreno plano e baixo. Toda a enxurrada do alto do bairro Nova Esperança, desceu misturada com lama e esgoto que corta a região à céu aberto.

A dona de casa Jorgeane Lopes Pereira, 27 anos, está desolada. Ela mora com 5 filhos pequenos, de 4, 7, 8, 9 e 12 anos, e perdeu tudo que tinha.

A lama invadiu os dois quartos, a sala, banheiro e cozinha da casa. “Todos os colchões, roupas de cama e das crianças estão enlameados e contaminados pela enxurrada.

“Não sei onde vou colocar meus filhos para dormir”, desabafou a dona de casa, mostrando apenas um pouco de arroz, feijão e fubá, para comer em casa.

O mau cheiro da lama misturada a esgoto é quase insuportável. Junto com os filhos, ela tentava limpar e separar o pouco que sobrou depois do temporal.

“Minha filha de 4 anos saiu recentemente do hospital onde se tratou de uma pneumonia. Estou com medo que ela adoeça de novo”, afirma Jeorgeane.