RB informática

RB informática

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Porque África de Minas?





BLOCO DE GRANITO


LÌTIO



TURMALINA



Entre várias classificações o Vale do Jequitinhonha recebe inúmeras denominações por desconhecedores da realidade deste território.
Há centenas de décadas que o Vale do Jequitinhonha vem sendo explorado, massacrado e esquecido pelo sistema. No entanto, as explorações não param, alias até pelo contrário, aumentam mais a cada ano com instalações de dragas no leito do rio, bombeamento de água, aplicação de químicos e outros devastadores da natureza praticados por mineradoras.
Esta depredação vem acontecendo desde o império de Portugal, quando aconteceu a corrida do ouro e o título não altera. “Isto é uma discrepância!
Quando as publicações informam ou denunciam descasos dos governos, não significa que estes, estão apenas nas faltas de assistência mercantil,  das verbas ou fomentações incentivadoras, mas também nos órgãos fiscalizadores.
Embora destaque na região como “zona rural” a predominância, sua produção é muito pequena pela dimensão do território. Isto porque o terreno do Vale de uma forma geral, é árido, semi árido e seco completamente em determinadas sub regiões. Porém a terra ainda é excelente para cultivos dos mais variados, o que não segue uma trilha de progresso cultivador, por falta de irrigações com estruturas para o benefício dos ruralistas de pequeno porte, pois são em maior quantidade.
Foi instalada a Barragem de Irapé no Vale, considerada a mais alta do Brasil. Está localizada nas divisas de Berilo e Grão Mogol, vindo provocar um grande impacto ambiental, pois sua construção é FARAÔNICA.
São tantos fatores que trazem depredação ao Vale do Jequitinhonha, que torna uma nomenclatura com vários volumes, mas tudo isto só existe pela riqueza existente em todo vale, caso contrário esta região estaria realmente no ostracismo. A pergunta fica no ar os nomes dados são coerentes?
Diante destes fatos, podemos até arriscar uma afirmação, que são propagadas estas balelas, para chamar atenção, que o progresso não chega ao local, porque não há futuro. Mas isto não passa de uma conveniência. O Vale é milionário sim, são os captadores de tesouros que se instalam aqui, retiram suas fortunas e abandonam tudo.
Precisamos de providências urgentes, senhores governantes.
Entre as razões do solo e subsolo rico, anotamos uma pequena cidade do médio Jequitinhonha, Itinga, que possui exploradores e depredadores, do Lítio, do Granito e das Pedras Preciosas de toda gama, desde o cristal à Alexandrita, que não geram contribuições fiscais para os municípios, são todos canalizados para outros estados e países.

Nas fotos acima, vimos extrações do solo e subsolo de Itinga