RB informática

RB informática

domingo, 21 de setembro de 2014

Comida mineira ou culinária mineira




Para conhecermos as diferenças entre as comidas brasileiras, é preciso que tenhamos ido às regiões para sabermos o gosto (paladar) de cada. De uma forma universal o tempo de cozimento torna-se padrão. As variedades e misturas também não são iguais principalmente o costume com as verduras e legumes, há estados e suas micros regiões que tem preferências peculiares e até o nome da mesma verdura ou legume muda. As diferenças estão no modo de temperar e nos tipos de condimentos usados. Isto claro nas comidas tradicionais de cada estado.
Minas Gerais tem a culinária mais famosa do mundo, inclusive a mais preferida.
O principal prato do mineiro em si, ao domingos é o “frango com quiabo e angu”, em dias normais o outro prato muito cogitado e pedido é “costela de porco com tutu” que acompanha o torresmo. Quando se fala em comida mineira gostosa, há de se entender que se trata do interior, porque lá não são predominantes pratos sofisticados e de outras origens, além das dificuldades de manufatura há também a escassez dos condimentos.
A comida mineira do interior é muito saborosa porque é usado o tocinho de porco da roça, em vez do óleo comestível, também puxa o paladar acentuado a quantidade proporcionada dos outros condimentos, como o coentro tanto em folha como em grãos.
No Brasil mais comum, é a feijoada, o churrasco e a moqueca de peixe.
A feijoada é de origem dos africanos vindo para o Brasil na época do império quando escravos. Não se tem os dados precisos qual estado é dono do prato, pois tanto no Rio de Janeiro como na Bahia o volume de negros eram maiores nesta época. Mas a feijoada mais gostosa do Brasil está em Minas Gerais e no norte de Minas. Embora todos os estados brasileiros saboreiam o este prato, o original está no Rio Grande do Sul, pois a carne bovina e bem melhor, tanto que os outros estados importam mais esta carne. No norte brasileiro a carne bovina também é excelente, porem exportada e de pouco consumo no país. O peixe é mais consumido no litoral brasileiro, pela facilidade e a maneira de fazer, mas também este consumo é alto nas épocas de temporadas, ainda assim é o melhor peixe do Brasil.