RB informática

RB informática

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Saiba o que é LITIO



LITIO

O Lítio, muito conhecido por ser utilizado na fabricação de baterias de Lítio metálico ou de íons de Lítio, é um metal alcalino  de alto potencial oxidativo (na verdade, é o metal mais fácil de sofrer corrosão) pertencente à família 1A. Nas condições ambiente é sólido e macio, apresenta coloração branco-prateada e brilhante. Seu símbolo químico é Li.

Lepidolita, rocha da qual o lítio é extraído. Foto: Zbynek Burival / Shutterstock.com

Lepidolita, rocha da qual o lítio é extraído. Foto: Zbynek Burival / Shutterstock.com

É o metal mais leve que se tem conhecimento, com densidade igual a 0,534g/cm³, ou seja, quase metade da densidade específica da água. Sua massa atômica ponderada vale aproximadamente 7 u e seu número atômico é igual a 3 (elétrons e prótons). O estado de oxidação mais comum é o Li+.

Por possui o calor específico mais alto dentre as substâncias sólidas, assim, é bastante utilizado em transferências de calor.

É bastante instável (assim como os metais alcalinos, de uma forma geral, praticamente não existe livre na Natureza), sendo que reage violentamente com água liberando hidrogênio gasoso e formando hidróxido de Lítio (LiOH, uma base forte).

Além de ter muita afinidade química com a água (higroscópico), tende a formar óxidos facilmente.
Ocorrência e Abundância

O Lítio é um metal raro na crosta terrestre (sua composição não excede 5ppm), entretanto não é comercialmente caro. As maiores fontes de Lítio disponíveis para extração são a lepidolita, petalita e espodúmena.

É encontrado também em diversos sais naturais e na água do mar. Quase sempre obtido pela eletrólise de cloreto de Lítio (LiCl).

Dentre os países produtores destaca-se a Bolívia: detentor de quase metade das reservas mundiais, cuja meta é produzir quase 30 mil toneladas por ano até 2012. Correspondendo assim, com 25-30% da produção mundial (estimada em 100 mil toneladas métricas por ano).
Aplicações

Baterias (na forma metálica ou iônica);
1 - Medicamentos para tratamentos psíquicos (bipolaridade, depressão) na forma de carbonato de lítio – Li2CO3;
2 - Ligas metálicas condutoras de calor;
3 - Lubrificante (estereato de lítio);
4 - Depurador de ar em submarinos e naves espaciais (atua removendo o dióxido de carbono)
5 - Analgésico;
6 - Prismas ópticos (fluoreto de lítio).


1 - Medicamentos para tratamentos psíquicos (bipolaridade, depressão) na forma de carbonato de lítio – Li2CO3;

Lítio é o medicamento mais eficaz para transtorno bipolar

Porém, estudo explica que seu uso está relacionado a vários efeitos colaterais
O carbonato de lítio (um elemento químico encontrado principalmente em rochas magmáticas) vem sendo utilizado no trata­mento do transtorno afetivo bipolar (TAB) há cerca de cinco décadas. Hoje, segundo pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Me­dicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), não há dúvidas de que ele é o medicamento mais eficaz no tratamento dessa doença.

2 - Ligas metálicas condutoras de calor



  Um dos tipos de condutores de calor que contem a liga do Lítio

3 - Lubrificante (estereato de lítio);

Estearato de lítio, pvc estabilizador de calor, externas lubrificante para nylon, resina fenólica, cloreto de polivinila rígido
 

4 - Depurador de ar em submarinos e naves espaciais (atua removendo o dióxido de carbono)



 Submarinos



Naves Espaciais


5 - Analgésico;



6 - Prismas ópticos (fluoreto de lítio).

Construção de Lentes, telescópicas, binóculos e óculos, etc.


Estas são algumas produções feitas com a industrialização (também) do LÍTIO. 
Portanto dá para ter uma base do capital investido nestas exploradoras, que depredam o meio ambiente, mutilando a natureza, sem o mínimo senso de responsabilidade de recuperar ou refazer aquilo que destroem em suas pesquisas e extrações.
E o pior, a região e o território que usam e abusam não são beneficiados, o vínculo empregatício é relativamente zero, pois empregam profissionais especializados para ganhos altos, enquanto que a mão de obra pesada fica por um custo baixíssimo, e muito raramente  enviam para cursos estes trabalhadores.
Nos benefícios sociais como ONGs e Associações ou Educação, deixam migalhas em relação ao faturamento, uma destas multinacionais ou grande porte, gastam no máximo 2 mil reais em um ano, com distribuição de patrocínio ou auxilio financeiro para a saúde ou educação. Participam naquilo que veem vantagens como por exemplo em mídia propagativa.
Onde estão os órgãos de tal competência? Itinga sofre também esse descaso embora a sede desta exploradora esteja em Araçuaí.